Escolha uma Página

Degustar um vinho vai muito além do simples fato de abrir uma garrafa encher a taça e sentir seu sabor. A degustação é um processo que deve ser realizado sem a menor pressa, tendo como objetivo fazer com que seus sentidos sejam aguçados e, assim, a ingestão da bebida ser a mais prazerosa possível. Isso tudo porque vinhos são bebidas elegantes, delicadamente fermentadas a partir da uva e que merecem um carinho todo especial, antes mesmo de chegar à sua mesa. Os vinhos são guardados em ambientes sem incidência de luz e em posição horizontal; além disso, devem ficar livres de odores fortes e do calor. Em média um vinho nunca deve passar dos 18 graus se for tinto, dos 14 se for branco e dos 10 se for um espumante. Eles também são envelhecidos e intensificam seu gosto no processo, mas perdem algumas características, como, por exemplo: o vinho tinto perde a cor e se torna mais acastanhado, já o vinho branco escurece e se torna mais opaco.

Atmosphere Picture Reference Jamesse

Etapas da degustação de vinho

 

Atenção para a taça

A primeira coisa a se fazer e uma degustação de vinho é ter a certeza de que a taça em que vai depositar a bebida está limpa e sem resquícios de sabão, detergente ou água. Depois de aberta a garrafa coloque apenas um pouco da bebida – menos da metade é o recomendado – e segure a taça pela haste, nunca pelo corpo. Isso porque sua mão é quente e pode acabar ‘roubando’ calor de sua mão, o que esquenta demais a bebida, alterando suas características.

Verificar a cor

Feito isso, o primeiro passo a se fazer efetivamente na degustação é apreciar a cor do vinho; para isso deite um pouco a taça e olhe do centro para as bordas, assim você terá uma noção maior de como é a coloração da bebida. Olhar contra a luz e contra um fundo branco também irá lhe ajudar. E lembre-se: essa etapa serve para que você note que a cor do vinho está boa e que pode ser consumido.

Vinho 1

Testar com o olfato

Depois mexa suavemente a taça e aproxime-a de seu nariz para sentir o cheiro da bebida, com isso você irá verificar se é doce ou um pouco mais encorpada. Vale lembrar que, ao liberar o vinho da garrafa, alguns aromas são evaporados e podem ser sentido pelo homem. Entre eles os odores percebidos, estão: cítricos, florais e até mesmo de tabaco, tudo vai depender do tipo de vinho que você está consumindo.

vinho 4

 

Degustar

O próximo passo é sorver um pequeno bocado da bebida, mantendo-a na boca, para apreciar todo o seu sabor. Para um melhor efeito, deixe que o vinho percorra toda a sua boca de forma lenta e calma, mas sem agitar a bebida. O importante é que você consiga sentir o vinho em diferentes partes da língua, já que sabemos que cada área é responsável por captar um gosto diferente. Depois disso e apenas se gostar do vinho que degustou você pode encher sua taça e tomar seu vinho de forma tranquila e com uma experiência completa.

Veja no link: http://bit.ly/lehmanntacas  seleção de taças francesas que  preparamos para você!

 

 

SEJA VIP
Cadastre seu nome e e-mail e faça parte do L4H Members Club. Receba GRATUITAMENTE atualizações do blog, lançamentos em primeira mão e descontos exclusivos Luxe4Home!
Não se preocupe. Jamais usaremos seu email para envio de spam.
Powered by Optin Forms

Pin It on Pinterest

Gostou deste post?

Compartilhe com seus amigos!