Escolha uma Página

Em um jantar ou roda de amigos, é comum que alguém se destaque como o entendedor de vinhos, não é? Bem, esse especialista não precisa ser você, mas mesmo assim é bom saber um pouquinho mais sobre o assunto para conseguir manter um diálogo e também apreciar a bebida da maneira correta (e por isso mesmo mais prazerosa). Por isso separamos algumas curiosidades e dicas sobre esse universo tão amplo para ajudar iniciantes ou mesmo quem já tem certa experiência. Confira abaixo:

 As quatro categorias

Você já deve saber que existem quatro tipos de vinho: tinto, branco, rosé e espumante (esse último na verdade se encaixa nos vinhos brancos também, mas tem algumas particularidades). Mas o que os diferencia exatamente? A cor, os aromas e os sabores da bebida são extraídos da casca, por isso é ela que determina o resultado final. No caso dos tintos, a fermentação do suco de uva que inicia o processo (oficialmente chamado de mosto) acontece em contato com as cascas de uvas tintas, já nos brancos as cascas usadas são de uvas brancas, mas existem exceções em que elas nem entram em contato com o líquido. Os rosés também usam uvas tintas, porém elas são retiradas do processo após leve maceração, antes de liberarem muito pigmento. Por fim os espumantes são vinhos brancos comuns que recebem uma mistura de cana de açúcar ou cachaça vínica (grappa) e leveduras para gerar uma segunda fermentação, deixando-os com bolhas de gás.

 

Os tipos de uva

Das nove mil variedades de uva existentes, apenas duas mil são adotadas na fabricação da bebida e dentre essas são poucas as que se destacam estando presentes na maioria dos vinhos produzidos no mundo. As principais brancas são: chardonnay, chenin blanc (para os secos e doces), pinot blanc (para vinhos mais leves e frutados) e sauvignon blanc (que é ácida e fresca). Já na elaboração dos tintos as mais famosas são: lambrusco (muito usada na Itália), malbec (com aromas florais), cabernet sauvignon e merlot (semelhantes e bem conhecidas) e pinot noir (que dá origem a alguns dos vinhos mais caros do mundo).

São muitos nomes, mas com o tempo você pode memorizar e experimentar todos e isso vai facilitar muito a hora da compra e a harmonização com diferentes pratos. Quando estiver no supermercado ou na adega, leia os rótulos detalhadamente, pois eles costumam conter informações importantes como ano de produção, região de origem, fabricante, graduação alcoólica e tipo de uva, é claro.

Como armazenar?

Deixar as garrafas na posição horizontal não é mania. Essa dica é estratégica, pois assim a rolha fica sempre em contato com o líquido, logo ela não resseca e não deixa o ar de fora penetrar – o contato com o ar é fatal, pois leva à oxidação e o vinho perde o vigor. Procure armazenar o produto em locais onde a temperatura não varie muito e onde não haja muita claridade. Se tiver uma adega climatizada em casa, perfeito!

E como harmonizar?

Para não fazer feio no jantar e servir uma bebida muito discrepante dos pratos, vale seguir algumas regrinhas básicas e infalíveis. Se o cardápio tiver carnes vermelhas, massas pesadas ou queijos com casca dura, vá de vinhos tintos. Já para frango, peixes, frutos do mar, queijos moles ou frutas, escolha os brancos. A sobremesa combina com vinhos brancos e doces, ou quem sabe um espumante para fechar com chave de ouro.

Agora que você já entende um pouco de vinho e vai impressionar seus amigos enófilos, ainda falta escolher acessórios bacanas para equipar o bar da sua casa. Sorte sua que o Luxe4Home possui uma gama de produtos criados especialmente para a degustação da bebida, como taças, coasters, decanters e muito mais. Conheça todas as opções no link: http://bit.ly/1tge4l5

 

O que achou das nossas dicas? Deixe abaixo o seu comentário!

 

SEJA VIP
Cadastre seu nome e e-mail e faça parte do L4H Members Club. Receba GRATUITAMENTE atualizações do blog, lançamentos em primeira mão e descontos exclusivos Luxe4Home!
Não se preocupe. Jamais usaremos seu email para envio de spam.
Powered by Optin Forms

Pin It on Pinterest

Gostou deste post?

Compartilhe com seus amigos!