Escolha uma Página

Às vezes nos acostumamos tanto com uma peça de mobiliário que nem percebemos o quanto sua origem pode ser interessante. É o que acontece com as cristaleiras, que além de pertencerem à nossa memória afetiva também possuem um papel importante na história da decoração. Bem, o nome já deixa claro que elas foram criadas com o intuito de armazenar itens delicados, mas você sabe quem foi a responsável por essa ideia?

lustre de cristal

Acredita-se que a invenção da cristaleira seja mérito da rainha Maria II da Inglaterra, que no final do século XVII teria encomendado um móvel elegante para expor uma vasta coleção de porcelanas trazidas da Holanda, seu país natal. Os artesãos holandeses que a acompanhavam desenvolveram então o primeiro louceiro da história. Em pouco tempo a novidade se espalhou pela Europa e chegou ao Brasil junto com a corte portuguesa, representando riqueza e poder.

Desde cedo associadas ao luxo, essas peças unem beleza e função. Além de organizar e dispor os utensílios da sala de jantar, elas ainda protegem objetos de valor, como taças de cristal e louças importadas. A princípio os móveis eram imponentes e volumosos, porém aos poucos foram ganhando traços suaves, novos materiais e medidas mais enxutas – que acompanham a redução dos imóveis.

Resistindo à passagem do tempo, as cristaleiras mantêm-se presentes na decoração e estão inclusive migrando para outros cômodos da casa – na sala podem guardar livros e itens colecionados, no quarto se transformam em uma sapateira de ares retrô, em espaços comerciais servem de vitrine… O uso tradicional também continua, é claro, para que as louças e taças de cristal estejam sempre à mostra e ainda assim protegidas.

Assim como no passado, é na cristaleira que devem estar expostos os acessórios mais importantes da sala de jantar: taças trabalhadas, porcelanas com estampas feitas à mão, artigos de prata, entre outros. Sua coleção precisa de itens novos? Então confira no link abaixo uma seleção de produtos elegantes do Luxe4Home para servir e também decorar.

http://bit.ly/1rG9J8Z

Gostou de aprender mais sobre o tema? Se tiver dúvidas comente abaixo.

 

SEJA VIP
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Cadastre seu nome e e-mail e faça parte do L4H Members Club. Receba GRATUITAMENTE atualizações do blog, lançamentos em primeira mão e descontos exclusivos Luxe4Home!
Não se preocupe. Jamais usaremos seu email para envio de spam.
Powered by Optin Forms

Pin It on Pinterest

Gostou deste post?

Compartilhe com seus amigos!