Escolha uma Página

Dizer que a cultura brasileira sofreu grande influência dos países europeus seria narrar o óbvio, mas é sempre interessante reparar como a arquitetura e a decoração no Brasil espelham essas referências estrangeiras. A herança portuguesa naturalmente é a mais expressiva, em especial nas ex-capitais ou em cidades como Olinda, Ouro Preto e Paraty – mas mesmo São Paulo com seu urbanismo caótico ainda preserva memórias do período colonial. Aos poucos as tradições e métodos construtivos foram sendo absorvidos e apropriaram-se dos materiais locais, compondo uma identidade nacional, mas com tempero português. Atualmente esse legado continua vivo, porém aparece repaginado em novas texturas, abordagens e peças de design cativantes. Dos azulejos estampados à arte sacra, confira os principais elementos decorativos que herdamos dos lusitanos.

Dica bônus: Uma mesa de jantar imponente merece uma peça central interessante, certo? Confira alguns modelos de prata e cristal em nosso site: http://bit.ly/1pH2hjr

Azulejaria

É raro passear pelas ruas mais tradicionais de Portugal sem encontrar painéis e fachadas inteiras cobertas de azulejos trabalhados – em sua maioria nas versões azul e branca. Por serem tão admirados e usados no país, era natural que eles fossem trazidos para cá. Resistentes, belos e disponíveis em inúmeros desenhos, conquistam novos admiradores a cada dia, seja com os modelos convencionais ou em releituras modernas e coloridas. A estética da azulejaria portuguesa ganhou tanto destaque nos últimos anos que agora existem inclusive opções que simulam esse efeito, como adesivos ou porcelanatos com estampas impressas.

cozinha decorada

Dica bônus: Os utensílios usados diariamente na cozinha também podem ter um design bacana, sabia? Conheça algumas peças feitas com cortiça, material tipicamente português: http://bit.ly/1yaGnIt

Renda de Bilro

Quando os artistas e artesãos lusitanos desembarcaram no Brasil, trouxeram consigo técnicas singulares de produção, inclusive na área têxtil. Uma das mais significativas é a renda de bilro, praticada originalmente nas regiões litorâneas de Portugal. Presentes principalmente no Nordeste, elas ainda são fonte de renda para diversas comunidades pequenas e quase isoladas. Os fios entrelaçados com a ajuda de um bilro – que é um pesinho de madeira torneada – formam desenhos delicados e românticos, que podem ser aplicados em almofadas, lenços, jogos americanos e outros acessórios.

Arte sacra

O catolicismo também é um importante legado português, mas não apenas por seu caráter religioso. Essa fé acabou influenciando fortemente a arquitetura e a arte brasileiras, com igrejas que reproduzem os modelos europeus ou santos esculpidos que ganham posição de destaque dentro de casa. Aliás, ter um canto reservado para as imagens religiosas é um costume ainda preservado por muitas famílias – mesmo que hoje em dia as crenças se misturem. Desde os tempos da colonização, o sagrado faz parte do cotidiano, e consequentemente das artes decorativas.

Dica bônus: O cantinho destinado aos santos precisa estar preparado para receber velas de vez em quando. Por que não usar castiçais elegantes? Compre no link: http://bit.ly/15MxgSs

Gostou de aprender mais sobre o tema? Se tiver dúvidas comente abaixo.

SEJA VIP
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Cadastre seu nome e e-mail e faça parte do L4H Members Club. Receba GRATUITAMENTE atualizações do blog, lançamentos em primeira mão e descontos exclusivos Luxe4Home!
Não se preocupe. Jamais usaremos seu email para envio de spam.
Powered by Optin Forms

Pin It on Pinterest

Gostou deste post?

Compartilhe com seus amigos!