Escolha uma Página

Mesmo diante da infinidade de estilos usados hoje em dia e dos avanços tecnológicos da indústria moveleira, o mobiliário Luís XV permanece atual e atravessa séculos sem perder a majestade. As peças de traços rebuscados são facilmente reconhecidas e se adaptam bem a projetos contemporâneos, trazendo personalidade a uma composição de linhas simples.

Esse estilo, assim como o reinado de Luís XV na França, marcou o período logo após o governo do regente Filipe, também chamado de Duque de Orleans – o que justifica a influência do estilo Regência na estética da época. Foi aí que surgiu o Rococó com seus motivos ornamentais e deliciosamente exagerados. Apaixonado pela arte e pelo luxo, Luís XV praticamente abandonou as inspirações greco-romanas para valorizar os produtos franceses diante da concorrência internacional, incentivando a fabricação própria através de decretos reais e patrocínios.

Dica bônus: Sempre é possível misturar estilos, desde que essa combinação seja bem dosada. No espaço acima Roberto Migotto apostou em cadeiras clássicas e um lustre contemporâneo, reparou? Para arrematar, ele usou taças de cristal, que são atemporais e nunca perdem a elegância. Compre modelos lindos aqui: http://bit.ly/1tOH0Gr

Mas, afinal, quais são os detalhes que caracterizam uma peça Luís XV? Confira alguns deles abaixo e aprenda a identificar o estilo.

* Móveis com pernas “cabriolet” (ou seja, com curvas delicadas) terminadas por pés que imitam patas de animais.

* Madeiras nobres, como mogno, cerejeira ou ameixeira.

* Muitos adornos e de vários tipos, como marchetaria, incrustações, aplicações com desenhos florais, pastorais e de conchas.

* Cômodas com formas elaboradas, como os modelos de frente “bombê”.

* Estofamento em brocado, tafetá ou tapeçarias Beauvais e Gobelin, por exemplo, assim como assentos de palhinha.

Atualmente exemplares Luís XV originais podem ser encontrados nos melhores antiquários, mas as reproduções também costumam apresentar boa qualidade. Sempre presentes na decoração, esses móveis são bastante utilizados por grandes arquitetos e designers, como Roberto Migotto, Sig Bergamin e Oscar Mikail. Inspire-se em projetos que unem com maestria o clássico e o contemporâneo e aplique essa tendência atemporal na sua casa.

Dica bônus: As flores trazem cor e frescor à rotina, por isso são indispensáveis em uma casa aconchegante. Valorize cada espécie usando vasos de diferentes alturas e com texturas atraentes. Encontre versões de cristal e prata na aba de produtos do site: http://bit.ly/1nAUfaV 

Dica bônus: Além dos móveis, toda decoração é feita de detalhes. E a mesa de centro é o lugar ideal para expor objetos pequenos e itens de coleção, como caixinhas e bowls de cristal. Confira no link uma seleção de peças decorativas para complementar o seu espaço. http://bit.ly/12kinoZ

Gostou de aprender mais sobre o tema? Se tiver dúvidas comente abaixo.

 

SEJA VIP
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Cadastre seu nome e e-mail e faça parte do L4H Members Club. Receba GRATUITAMENTE atualizações do blog, lançamentos em primeira mão e descontos exclusivos Luxe4Home!
Não se preocupe. Jamais usaremos seu email para envio de spam.
Powered by Optin Forms

Pin It on Pinterest

Gostou deste post?

Compartilhe com seus amigos!