Escolha uma Página

Ontem falamos sobre móveis tradicionais que nunca saem de moda, mas não é só de Luís XV que vive o estilo clássico francês. A estética exuberante dos séculos 17 e 18 deixou uma importante herança arquitetônica no país – marcada por elementos que, até hoje, são copiados e reinterpretados em diversas regiões do mundo. Salões com pé-direito alto, janelas compridas que quase chegam ao chão e lareiras de mármore ornamentadas ainda são muito comuns na França e em outros pontos da Europa. E é claro que algumas dessas referências também chegaram ao Brasil.

As composições majestosas do passado agora aparecem “enxugadas”, com menos informação visual, mas ainda muito elegantes. Uma das características desse estilo são as paredes com boiserie, que são painéis de madeira com apliques delicados – na época de Luís XV eles eram pintados em tons pastel, como verde, azul e creme, mas atualmente podem ser vistos nas mais diversas cores. Outra maneira de trazer um clima francês para a decoração de forma leve é através de espelhos ou quadros com molduras rococó douradas, criando um contraste interessante em espaços modernos. Cortinas volumosas e de tecidos pesados reforçam essa atmosfera luxuosa na casa, assim como lustres de cristal ou peças em bronze.

Para alcançar um equilíbrio e não pecar pelo exagero, inclua também móveis de linhas limpas, como sofás retos ou mesas de vidro, que praticamente somem no ambiente e não criam barreiras visuais. Também vale harmonizar os tecidos e estampas usadas, por exemplo: se o tapete é estampado, prefira um sofá liso, ou vice-versa. Bem, quem gosta de ousar também pode, é claro. Afinal, tudo vai depender do estilo pessoal dos moradores.

Além dos detalhes na arquitetura, também é possível incluir referências francesas em casa através de objetos inspirados no país. Fizemos uma seleção com peças incríveis, todas disponíveis aqui no site. Confira: http://bit.ly/1tcBNX5

 

O que você acha desse estilo de decoração, ama ou odeia? 

 

SEJA VIP
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Cadastre seu nome e e-mail e faça parte do L4H Members Club. Receba GRATUITAMENTE atualizações do blog, lançamentos em primeira mão e descontos exclusivos Luxe4Home!
Não se preocupe. Jamais usaremos seu email para envio de spam.
Powered by Optin Forms

Pin It on Pinterest

Gostou deste post?

Compartilhe com seus amigos!