Escolha uma Página

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas por acaso saberia dizer de onde vem a cortiça? Muita gente imagina que esse material seja industrializado, porém ele é natural e retirado das cascas dos sobreiros – espécies cultivadas principalmente no Alentejo, sul de Portugal. Consideradas símbolo do país, essas árvores são protegidas por leis ambientais que regulamentam a extração da cortiça. E como todas as coisas que dependem da natureza, esse processo é demorado.

Um sobreiro leva cerca de 25 anos para atingir a idade ideal da primeira extração e após essa remoção precisa de 9 anos de descanso para que a casca se regenere. O ponto positivo é que as árvores sobrevivem e mantém-se férteis, então essa matéria-prima tem apelo sustentável. A retirada é feita por especialistas e de forma minuciosa, quase como um trabalho artístico, já que é preciso ter cuidado para não atingir e ferir as camadas mais jovens e frágeis da árvore. Depois as cascas são encaminhadas às fábricas e transformadas em rolhas, painéis e até pisos.

Leve, versátil e eficaz no isolamento térmico e acústico, o material vem reconquistando seu espaço no universo da decoração – após um boom durante as décadas de 70 e 80. As mostras de design mais recentes comprovam: a cortiça é tendência e não foi à toa que ela conquistou esse posto. Quer trazê-la para dentro de casa? No link você encontra diversas opções de produtos funcionais, belos e ecofriendlyhttp://bit.ly/12uFAoQ

Gostou de aprender mais sobre o tema? Se tiver dúvidas comente abaixo.

 

SEJA VIP
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Cadastre seu nome e e-mail e faça parte do L4H Members Club. Receba GRATUITAMENTE atualizações do blog, lançamentos em primeira mão e descontos exclusivos Luxe4Home!
Não se preocupe. Jamais usaremos seu email para envio de spam.
Powered by Optin Forms

Pin It on Pinterest

Gostou deste post?

Compartilhe com seus amigos!