Escolha uma Página

Mais do que um elemento decorativo, os castiçais nasceram para cumprir uma função primordial: servir de base para as velas que iluminavam os ambientes ao anoitecer em tempos ainda sem eletricidade. Confeccionados em materiais nobres como a prata e o bronze, foram ganhando novos formatos com o passar do tempo, adaptados de acordo com o estilo de cada época, e desde então ocupam lugar de destaque na decoração. Hoje em dia, é possível encontrar uma variedade enorme de modelos e tamanhos da peça – só nos resta saber a maneira certa de utilizá-los, não é mesmo? Por isso, aqui vão algumas dicas:

Composição

Se antigamente misturar modelos diferentes de castiçais era algo impensável, hoje se tornou um hábito comum. No entanto, é preciso prestar atenção para que o resultado seja harmônico e não pareça desleixado. Para quem quer fugir do tradicional mas sem exageros, uma dica é criar uma composição com duas ou três peças feitas do mesmo material, mas não necessariamente com o mesmo desenho. Para equilibrar o visual, brinque com castiçais de alturas diferentes e acrescente outros elementos ao cenário, como vasos de flores, livros e centros de mesa.

Para os mais ousados, vale usar a criatividade e fugir de qualquer regra: castiçais de prata podem combinar muito bem com modelos mais contemporâneo, como o de vidro, por exemplo. Quer um toque mais alegre? Que tal então castiçais coloridos?

Onde Usar

Os castiçais são acessórios que combinam com qualquer ambiente, mas o living costuma ser o seu palco principal: mesa de centro, lateral, aparadores e buffets são ótimos apoios para o enfeite. Por serem mais baixas, as mesas de centro são muito democráticas e comportam muito bem castiçais de qualquer altura. No entanto, peças muito altas podem parecer solitárias demais e necessitam da companhia de um objeto de altura média. Para montar uma composição ainda mais elegante, que pode ser usada sobre qualquer um desses móveis, disponha os castiçais e outros objetos sobre uma bela bandeja.

Na Mesa de Jantar

Se existe um lugar onde os castiçais até hoje imperam é sobre a mesa de jantar. A luz das velas cria um clima intimista e romântico, além de remeter ao uso tradicional dos acessórios. Mas é preciso tomar alguns cuidados para manter a elegância da proposta: os castiçais devem ter uma altura ideal para que a chama da vela não atrapalhe a visão dos convidados à mesa – ou seja, fuja dos modelos de altura média. Outro detalhe importante para o sucesso da noite é escolher velas que não exalam nenhum perfume, já que o aroma dos pratos servidos deve ser atração principal.

Veja seleção de modelos que http://bit.ly/1y8JsrY

O que achou das dicas? Deixe abaixo suas dúvidas e comentários.

 

SEJA VIP
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Cadastre seu nome e e-mail e faça parte do L4H Members Club. Receba GRATUITAMENTE atualizações do blog, lançamentos em primeira mão e descontos exclusivos Luxe4Home!
Não se preocupe. Jamais usaremos seu email para envio de spam.
Powered by Optin Forms

Pin It on Pinterest

Gostou deste post?

Compartilhe com seus amigos!